Como melhorar a adptação de um novo gatinho


Hoje o post é especial para os amantes de gatos!
Há muitas dicas de como melhorar a convivência entre os gatinhos em casa, especialmente quando entra um novo na família. Então vamos compartilhar algumas delas aqui.


Mas se você está pensando em adotar um novo gatinho ou acabou de adotar, lá vão algumas dicas minhas (da minha experiência profissional) para te ajudar.
Primeiro de tudo, temos que ter em mente que cada gato tem uma personalidade e caracter (assim como as pessoas) e temos que educa-los porém respeita-los dentro de cada personalidade. Não podemos forçar por exemplo; um gatinho que é mais quietinho a ser agitado como o outro mais velho, ou menos falador como o primeiro adotado. Temos que os respeitar. Mas vamos as dicas:
  1. Quando trouxer o novo membro da casa, já tendo um outro, deixe-os se cheirar por frestas de portas e transportadoras, caso reajam agressivamente no primeiro contato, deixe-os afastados em comodos diferentes (se contactando por frestas de portas na sua presença) até eles acostumarem com o cheiro do novo irmãzinho.
  2. Tenha MUITA PAICIÊNCIA! As vezes eles podem ficarem em não aceitação do novo membro da família por um bom tempo. Mas tenha calma, pois adaptação leva tempo! A paciência e o amor vence sempre, acreditem nisso!
  3. Tenha um pote de comida diferente para o gatinho novo. Para não criar a ideia para o gatinho mais velho da casa de que ele está perdendo o espaço, e que sim ele está dividindo apenas. 
  4. O ideal é tem as caixas de areia 2 por gato. Porém todos sabemos que nem sempre isso é possível. Então tenha pelo menos 1 a cada 1 gato. Pois assim você consegue manter uma separação territorial melhor e ajudar seu gatinho ir na caixa de areia mais vezes por não estar acumulando toda a sujeira em uma só.
  5. Não puna seu gatinho mais antigo quando este estiver com ciúmes. Assim você pode criar a senssasão que você da carinho para o novo e puni o antigo (rejeitação). De carinho, muito para os dois, especialmente para o antigo. Para mostrar para ele que você o ainda ama em igual! E diga isso para ele!
  6. Instimule brincadeiras juntos! Faça brincadeiras com os gatos onde eles se interajam e brinquem juntos, para criarem um relação mais relaxada e pacífica.
  7. Se possível adquira o divulsor "Feliway" para a casa. É um produto que simula sintéticamente a feromona dos gatos que os acalmam.  

Umas indicações de leitura para ajudar são: "O bem estar do gato" e "Dois gatos em casa". Eles falam sobre quais as importâncias nos cuidado dos gatinhos e como melhorar a convivência entre eles. No livro aborda informações básicas para os que vão pais gateiros de primeira viagem, e algumas dicas e informações para os mais experiêntes. É um leitura simples e fácil e que ajuda a tentendermos melhor a cabecinha desses pequeninos.

Bom essas são minhas dicas para ajudar na interação dos novos gatinhos se for seu caso! Mas como disse, acima de tudo: Paciência e amor!

Postar um comentário

0 Comentários