Hator


Deusa do amor, da alegria, do erotismo, da dança e da música. O seu culto estava associado a regiões longínquas, como Biblos e Sinai, sendo por isso chamada a "Senhora das Turquesas". 
Adorada em vários locais, o principal templo dedicado a Hator localizava-se em Dendera, erguido no período ptolomaico (305 a. C.-30 a. C.), onde é possível encontrar, nas chamadas colunas hatóricas, a cabeça dadeusa representada nos capitéis. Hator surge como participante de alguns mitos, sendo o mais importante o da "Destruição da Humanidade".

O seu nome significa literalmente "Casa de Hórus" ou "Moradade Hórus". No Império Antigo era associada à maternidade, sendo referida como mãe de Hórus, papel que é mais tarde assumido por Ísis, com quem é muitas vezes confundida iconograficamente. Hatorsurge representada como uma vaca, como alusão à maternidade, ou como uma mulher com orelhas de vaca, ou ainda como uma mulher exibindo na cabeça o disco solar ornamentado por cornosliriformes. A deusa era também representada sob a forma de uma leoa, por associação à deusa Sekhmet, sendo este o seu aspeto mais destrutivo. O seu culto surge também associado ao contextofunerário, sendo referida como "Senhora do Ocidente", ou seja, da região dos mortos.

http://www.infopedia.pt/$hator

Os símbolos da Deusa Hator são: o sistro, o disco solar, os espelhos, a cana de papiro, os leões, a cobra, o menat ( um colar, usado pelas suas sacerdotisas, não no pescoço, mas na mão, agitando-o)Os símbolos da Deusa Hator são: o sistro, o disco solar, os espelhos, a cana de papiro, os leões, a cobra, o menat ( um colar, usado pelas suas sacerdotisas, não no pescoço, mas na mão, agitando-o).

Na mitologia Egípcia é a Deusa do céu, filha do Deus Sol, Ra, esposa de Hórus, Deusa da fertilidade, protetora das mulheres, da astrologia, do casamento, dos vivos e dos mortos, também era Deusa do Amor e da Beleza, muito semelhante a Deusa grega Afrodite ou à Vênus dos romanos. Muitos elementos na maquiagem da Deusa Afrodite é modelado no estilo do Egito de Hator.

Trechos tirado do blog:
sagrado-feminino.blogspot.com.br/2009/05/sacerdotisa-de-hator.html



Marcelo A.

Postar um comentário

0 Comentários