Quero viajar para o exterior. O que preciso? - Parte I


Olá pessoal! Hoje vou falar de um tema cada vez mais desejado: Viagem.
Como vocês viram no blog, já faz um tempinho que não paro no Brasil. Vou contar para você bem rápido quais foram minhas viagens para vocês entenderem porque falarei disso.
A primeira viagem que fiz para fora do Brasil, foi em 2009 para a Itália. Fui com uma agencia de turismo que eu pai contratou, então não tive nessa viagem contato com a organização da viagem, mas tive com a alfandega.
Em 2012 fui para Londres. Essa sim, eu organizei a viagem todinha por conta própria. Tive que correr atrás de informações e outros... mas deu tudo certinho! E em 2013 (Abril) eu vim para Portugal, e a organização da viagem novamente foi feita por mim e pelo André (que tem um blog só sobre viagem, já conhecia?). Porém essa viagem para Portugal está mais cheia de documentos e outros para resolver pois já estamos aqui a mais de 5 meses.
Então talvez eu tenha um pouco de experiência para passar... hihi

Bom, então sobre o que falarei? Sobre informações importantes que o viajante deve está por dentro, e o processo da organização para sua viagem.
Farei em 2 partes o post, pois senão ficará muito grande. hehehe
Vamos lá?

Informações que deve-se saber:

- Tratado de Schengen
O tratado de Schengen é pouco conhecido por muitos jovens viajantes. Mas muito importante saber o que é.
O Schengen é um acordo feito entre alguns países da Europa, aqui está a lista dos países que estão nesse acordo. Esse acordo padroniza algumas regras para turismo nos países que nele se encontram.
Uma coisa muito importante de saber é que quando se entra em um país que está no tratado, você ganha um visto de 90 dias para ficar como turismo. PORÉM NÃO É 90 DIAS APENAS NAQUELE PAÍS, É 90 DIAS PELOS PAÍSES QUE ESTÃO NO TRATADO SCHENGEN. Ou seja, se esses 90 dias acabar, você terá o visto vencido para entrar em qualquer outro país que esteja no tratado. Se caso isso acontecer, você teria que sair para um país que não estivesse nesse acordo e depois ir para o outro desejado (caso ele seja do Schengen), pois quando se sai do Schengen e se entra de novo se ganha um visto novo.
Resumidamente você transita pela Europa (os país que estão no tratado) livremente com o mesmo visto.

- Consulado do seu país de origem
Bom, isso é por segurança. Sempre é bom antes de ir viajar, pegar na internet o telefone e endereço do consulado do seu país de origem (no meu caso Brasil), aonde você irá viajar. Se você for passar por mais de um país, pegue essas informações do consulado de cada país que for.
Por que isso?
Porque se por acaso, toda via, no entanto, vai lá saber, aconteça algo com seu passaporte, problemas com lei, vistos, ajudas, informações ou sabe lá o que, você pode e deve recorrer ao consulado do seu país, pois eles te darão amparo. É como se fosse uma pedacinho do seu país, no exterior. E eles estão lá exatamente para isso, te amparar e ajudar fora de seu território de origem.
Por isso tem um consulado de todas as nacionalidades em cada país.
Eu por exemplo, já usei o consulado brasileiro aqui em Portugal, pois precisei autenticar alguns documentos brasileiros e como Portugal não mexe com documentos brasileiros - como qualquer outro país - o consulado autenticou para mim.
E futuramente usarei de novo, pois terei que renovar meu passaporte. E será por lá novamente pois é um passaporte brasileiro.

- Passaporte
Para quem não tem passaporte ainda, o passaporte é feito (no Brasil) na polícia federal. Então você entra no site e lá vai ter a opção para se fazer passaportes e marcar o local mais próximo da sua casa.
Para quem já tem o passaporte, é necessário ter no mínimo 3 meses antes da data de validade, para se viajar.

- Visto
O visto é essencial para a viagem! Isso todo mundo sabe.
Porém como se pega o visto, vai de cada país. O Brasil tem um acordo com a Europa - se não me engano- então nós brasileiros podemos pegar o visto só no aeroporto do país que vamos passear (alguns fazem perguntinhas sobre o que você fará lá, mas nada sério, para eles saberem quem entra no país deles né?!).
Já o Estados Unidos, não. É necessário pedir o visto alguns bons meses antes no consulado americano no seu país de origem.
Muitos outros também são assim. Por isso é importantesissímo se informar antes sobre como funciona o visto no país que irá se viajar!
Ah, o tempo de duração do visto de turista, também depende de cada país, menos os do tratado Schengen que eu já adianto dizendo que são 90 dias.

- Valor para entrar no país de turismo
Todo país tem estipulado um valor mínimo (de dinheiro) por dia para ficar no país.
Cada país tem seu valor definido.
A Inglaterra (se não me engano), acho que era 72 libras por dia. Então eu fiquei 20 dias lá, tive que comprovar na alfandega que tinha esse valor para 20 dias.
Mas é bom checar antes. Procure na internet, ligue no consulado do país que irá que achará esses valores.

- Malas e check in
Não sei se todos sabem, mas há um número máximo de malas e peso por malas para se levar no aeroporto. Normalmente são 2 malas de despache e uma bolsa de mão.
Cada aviação ou aeroporto, defino qual será o peso máximo permitido por mala.
A bolsa de mão ou pode ser chamada de mala de mão, ela também tem um peso e tamanho permitido. Essa será a mala que você levará com você para dentro do avião. Mas essas informações você pode pegar no site do aeroporto ou da aviação.
IMPORTANTE SABER: NA MALA DE MÃO, NÃO É PERMITIDO SE LEVAR ALGUMAS COISAS COMO; DESODORANTE, CORTADOR DE UNHA, OBJETOS COM CONTEÚDOS LÍQUIDOS ACIMA DE 100 ML, OBJETOS OU LÍQUIDOS INFLAMÁVEIS ENTRE OUTROS.
Se informe certinho no site do seu aeroporto. Pois se você portar algo que não é permitido eles pegam de você (perdi meu shampoo assim :( no aeroporto da Inglaterra).
Esse tipo de coisa coloque na mala de despache.

O check in é a hora que você vai confirmar sua passagem e escolher seu lugarzinho. A maioria das aviações tem a opção de o cliente poder fazer isso online, mas dá para fazer isso lá no aeroporto, porém você corre o risco de pegar maior fila!
Ah! Chegue sempre umas 2 ou 3 horas antes do voou. É sei parece muitoooo antes. Mas de verdade, demora muito as vezes para fazer o check in lá no hora, despachar as malas, achar a plataforma de voo. E se você perder o voo já era!

Bom pessoal, farei uma continuação desse post oks?! Se não ficará um post muitoo comprido. Com muito texto, e não quero que isso fique cansativo, mas são informações legais de se saber!

Beijinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...