Os gatos enxergam cores?



Essa pergunta sempre foi uma dúvida entre os amantes dos felinos. Muitos dizem que sim, eles enxergam cores e muitos dizem que não. Há várias especulações sobre o assunto, mas há também estudos sobre, que podem nos mostrar o caminho para a resposta mais próxima da verdade.

Mas a resposta unânime entre os estudiosos é que sim, os gatos enxergam cores. Há estudos que diz que apesar da resposta ser positiva, os gatos não enxergam todo o leque de cores que nós humanos enxergamos. Nós humanos temos três tipo de pigmentos na retina capaz de captar as tonalidades de cores azuis, vermelhos e verdes. Diferente de nós os gatos têm apenas duas que diminuem o espectro de cores que eles enxergam.
Uma das cores que os gatos não conseguem perceber é a verde. Porém há estudiosos que dizem que ele percebe o azul e vermelho e outros que dizem que eles percebem o azul e amarelo.


Outra curiosidade da visão desses felinos é que eles não enxergam com a nitidez humana. Os gatos tendem a ter uma visão com muito mais desfoque que a do ser humano e com cores mais desbotadas.
Porém eles conseguem enxergarem no escuro, graças as suas pupilas em forma de fendas que administram a entrada da luz permitindo uma visão em ambas situações.
Quando suas pupilas estão abertas permitem uma visão de área proporcionalmente maior que a nossa, como a de uma lente de câmera fotográfica. Assim quando mais fechada tende a conseguir captar um leque maior de espectros.
O artista Nickolay Lamn criou uma simulação de como seria a visão dos gatos. O trabalho se encontra AQUI.

Curiosidades: A pupila em fenda não é encontrada em todos os felinos. Apenas os gatos tendem a ter-las, os felinos que porte grande como leões, tigres e outros têm suas pupilas arredondadas. E isso pode ser influência de seus costumes noturnos que tendem a pedir uma visão extra para os gatos, assim dilatando a fenda para enxergar no escuro e contraindo para diminuir a entrada de luz durante o dia.

Por: Raquel Esagui

Postar um comentário

0 Comentários