Super Soco

A tamarutaca é também conhecida como lagosta boxeadora e não é atoa.


As lagostas-boxeadoras costumam ser encontradas próximo à costa de mares tropicais e subtropicais e são predadoras letais que se alimentam de caranguejos, camarões, moluscos e peixes. Na verdade, apesar de não serem muito grandes — entre 15 e 30 centímetros —, as tamarutacas são um verdadeiro pesadelo dos oceanos, sendo consideradas como um dos animais mais violentos do planeta.

As maiores esmagadoras, tais como exemplares de Odontodactylus scyllarus, são capazes de desferir um dos mais rápidos e violentos golpes do reino animal, um soco que pode apresentar a aceleração de um tiro calibre .22 (equivalente a 720km/h) e uma força de impacto de 60 kg/cm². Essa força esmagadora é a responsável pelo seu título de "lagosta-boxeadora" e é capaz de facilmente quebrar a carapaça de um caranguejo, as conchas duras e calcificadas de gastrópodes ou até mesmo quebrar o vidro reforçado de um aquário.


Essas patinhas se movem tão depressa que a água próxima a elas chega a ferver — em um fenômeno chamado super cavitação —, além de provocar uma onda de choque capaz de matar a presa mesmo que a lagosta erre o golpe. Assim, as tamarutacas matam outros animais, despedaçando os coitados, mesmo que contem com carapaças protetoras.

Postar um comentário

0 Comentários