8 dicas para seu gatinho beber mais água


É muito importante cuidarmos da saúde de nosso bichinho. E não é só importante nós bebermos muita água, como nosso gatinho também. Então temos que sempre vigiarmos para garantir de nosso peludinho está se hidratando corretamente, especialmente no verão. E muitas vezes as gatos podem tender a beber a quantia de água insuficiente por conta de pequenos detalhes, que para nós é comum, para seu gato pode ser um incomodo.

Porém o consumo de água do gato pode variar de acordo com o tipo de alimento que ele anda consumindo. Ou seja, se seu gatinho consome muita comida húmida (patês, saquetas...), esse tipo de alimento contém um valor mais elevado em líquidos que a ração em grão, sendo assim, ele poderá beber uma quantidade de água menor pelo simples fato que estar consumindo líquidos pelos alimentos, também.

Porém, tenha a atenção: Se seu gato consome sempre uma quantia de água e de repente começa a beber muito mais água que o usual (sem a alteração do aumento de temperatura, ou de mudanças para alimentos muito secos), tenha atenção pois ele pode está com algum probleminha e deve ser visto pelo seu veterinário de confiança.

E a importância do consumo de água de forma saudável é muito alta, pois os gatos tendem a ter com muito mais facilidade que os cães, problemas urinários e renais! E muitas vezes os causadores disso, é a falta do consumo adequada de líquidos.
Mantenha a atenção na caixa de areia também pois, um dos sinais que seu gatinho pode apresentar se algo não está indo bem, é na urina (urina concentrada demais, urina com coloração estranha, dificuldades em urinar, urinar em locais fora do comum...)


Então vamos para as dicas de como estimular seus gatinho a beber mais água!

1. Água sempre fresca
A primeira dica é manter a água sempre fresquinha e limpinha. Os gatos são meio "frescurentos" quando a isso, e se a água tiver muito tempo lá parada eles podem se recusar a beber. Então trocar a água várias vezes por dia - se possível - ou pelo menos todos os dias, pode ajudar a estimula-lo a bebe-la mais.

2. Adquira um fonte de gatos
Para quem ainda não sabe dessa opção, a fonte de gatos é uma ótima opção (digo por experiência própria!). Pois os gatos por instinto de sentem mais atraido por água em movimento (por isso muitos gatinhos sempre são nas torneiras beber água, e a fonte estando ligada mantém a água sempre em movimento atraindo seu bichado para bebe-la. Porém a fonte como qualquer outra coisa, também precisa de manutenção, ou seja, de tempos em tempos é necessário trocar dos filtros, abrir semanalmente para lava-a para não criar limo e manter a bombinha em bom estado de uso.

3. Escolha bem o local onde a água estará - longe da ração e barulho!
Para os gatos, um local tranquilo para beber a água faz toda a diferença. Evite colocar o potinho de água perto da maquina de lavar, maquina de secar, locais com muito poeira, movimento e até perto da caixinha de areia! E uma outra dica que também faz bastante diferença (e eu notei isso claramente nos meus gatos), é que o gatinho prefere que o local da água esteja afastado da comida. Por questões e cheiro e instinto o felino tende a beber mais água quando essa se encontra mais afastada do potinha de comida.

4. Espalhe mais vasilhas de água pela casa
Os gatos sem quando estão com sede e vão até a água. Porém, em um casa grande ou com muitos cômodos, o gatinho por preguiça pode não beber tanta água por conta da distância, entre ele e o bebedouro. Então uma outra dica é manter várias vasilhas de água nos lugares que o gatinho mais frequenta e em ponto chave na casa, para estimular ele a beber toda vez que passar por perto da vasilhas.

5. Temperatura da água
Assim como nós, os gatos também não gostam de beber água quente  ou morna, especialmente no verão! Não deixe os potinhos de água no sol ou em lugares que possam aquecer. E se caso a temperatura local estiver muito quente, uma dica é por cubos de gelo na água para mante-la sempre geladinha e fresca!

6. Material e formato da vasilha
Alguns tipos de plástico podem pegar gosto e cheiro fácil, então prefira materiais que não absorvem sabor ou cheiro como por exemplo; louça, vidro e alguns tipos de metais (lembrando que o metal pode aquecer com mais facilidade). E sobre o formato, opte por vasilhas com formas que o gatinho não mergulhe tanto os bigodes dentro.

7. Torne divertido
Para aqueles que vivem em um local quente, brincadeiras com água podem ajudar no processo. Por exemplo; colocar brinquedos na água para eles terem que ir "pescar" com a patinha e por vez acabam bebendo um pouco de água. Há também brinquedos próprios para isso que podem até ir na geladeira para manterem a água que está no brinquedo fresquinha.

8. Comida rica em água
Quando consumimos comidas com grande quantidade de líquido, também consumimos a água nele. E o mesmo acontece com os gatos. Comida húmida, sachês e até sopinhas de gatos são uma boa alternativa saborosa para ajudar sua gatinho a consumir mais líquidos. Porém de atenção há dois pontos:
1- Os sachês e comidas húmidas não são alimentos completos, são apenas extras! Uma alimentação balanceada consiste ter como alimento base a ração seca. E para os gordinho, procure sachês e alimentos húmidos com calorias reduzidas, pois as "normais" são bem calóricas.
2- Se seu gatinho consome bastante desses alimentos, é normal que beba menos água, visando que ele consume a água no alimento.

Mas caso, mesmo com tantas dicas e ideias, o seu gatinho continuar bebendo muito pouca água ou até e bebendo demais além do normal (em temperaturas mais frias, onde o corpo não pede tanto líquido), leve seu amiguinho no veterinário para um check up, pois há problemas de saúde que se identificados logo de início o tratamento tem mais chances de ter um bom resultado.

Espero que essas dias os ajudem a melhorar e consumo de água do seu gatinho!



Postar um comentário

0 Comentários